O Traje das Mulheres.
(I Timóteo 2:9) - Que do mesmo modo as
mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou
com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
O Apostolo Paulo não intenta proibir e
sim declarar que a beleza verdadeira está resumida ao seu interior, o Apostolo
não condena os enfeites e adornos e sim o uso descontrolado e a extravagância,
como falta de bom senso e ausência de pudor.
Para Russel Shedd, comentarista da Bíblia
Vida Nova, “Mulheres em trajes decentes – traje no grego (Kastolé), refere-se
ao comportamento em geral e não necessariamente as vestes. Decente (Kosmios –
grego) tem o efeito de “em ordem”. A idéia dominante da frase inteira é de bom
gosto, sensibilidade, em contraste com os excessos e a falsidade.
Sabemos que a realidade do Povo Judeu
era outra e diferente dos nossos dias atuais e imitá-los seria impossível. Não
existe na bíblia nenhuma ação ou postura que condene o uso de adornos ou jóias,
somente doutrinas dos homens que reprovam severamente condenando a cultura, o
usos e os costumes do povo.
Tal legalismo defendido pelas igrejas
tem várias explicações:
1º) Restringir o uso e costumes e
tradições, como forma de santificar o povo.
(Sl. 32:8) (Sl. 32:9) - Não sejais como
o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de
cabresto e freio para que não se cheguem a ti.
2º) Coibir a Libertinagem.
(Gálatas 5:1) - ESTAI, pois, firmes na
liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do
jugo da servidão. (Gálatas 5:2) - Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos
deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
Este argumento é usado para coibir o
comportamento dos crentes.
A mensagem da Graça não precisa do
reforço da lei para impor condições, pois a lei não arbitra sobre a santidade.
(Cl. 2:16) (C.l 2:20) (Cl. 2:21) (Cl. 2:22)
3º)Que a Salvação vem pela graça.
Jesus reprovou severamente os lideres
religiosos os quais usavam fardos,(doutrinas e Leis) pesadas e arbitrárias
sobre o povo as quais eles mesmos não cumpriam. (Mateus 23:4)
trata-se aqui de pastores “Religiosos”
usando do legalismo para frear, reprimir, e oprimir o povo levando-os a
escravidão religiosa. Os quais reivindicam para si uma “Glória” enaltecendo
suas igrejas denominado-as ironicamente de “primitivas”, e colocando-se
como autênticos ”Messias”. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque
rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais
filho do Inferno duas vezes mais do que vós. (Mt 23:15).
A violação de regras básicas tiram à
fidelidade da hermenêutica os quais personalizam as doutrinas, adequando-se as
suas personalidades intelectuais.
Praticar exercício físicos, Lutas.
(I Timóteo 4:8) - Porque o exercício
corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a
promessa da vida presente e da que há de vir.
Aqui o Apostolo Paulo julga a piedade
como mais nobre que os exercício físicos sem desmerecê-los. O Apostolo Paulo
não era contra os exercícios físicos pois assim ele estaria se contradizendo.
Em outras passagem ele usa de metáforas referindo-se a vida crista. (I Coríntios
9:24) - Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm,
mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. (I Coríntios
9:26) - Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como
batendo no ar.(batendo no ar refere-se a lutas orientais ou gregas naquela
época). O apostolo não está reprovando, mas sim fazendo uma comparação sobre a
luta espiritual e o esporte praticado pelos homens.
Os falsos crentes, esses sim, devem ser
rejeitados diz o apostolo Paulo. (1Co 5.11) Mas agora vos escrevi que não vos
associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou
idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
Jesus em sua oração pede ao Pai que não nos tire do mundo, e sim que nos livre
do mal.(Jo 17.15).
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