No Brasil devido ao largo preconceito
sobre o tema e por falta de literatura que discorra biblicamente sobre o uso e
costumes, alguns evangélicos continuam com sérias duvidas sobre seu
comportamento. É muito comum no meio evangélico os cristãos questionarem em
como distinguir a doutrina bíblica dos costumes provenientes das tradições
humanas
Há minúcias consideradas de menor importância
teológicas, isto é, não essenciais ao pleno desenvolvimento do cristianismo:
são as formas de culto e quais hinos devem ser cantados, a arquitetura da
igreja, o numero de vezes em que se celebra a santa ceia, uso de jóias, de
vestes, o cumprimento dos cabelos, uso ou não O que a bíblia permite e a igreja proibede barbas e bigodes, a pratica de esporte, etc. Estas e tantas outras
doutrinas periféricas podem sinalizar o grau de compreensão que se tem das doutrinas
fundamentais, tais como o da regeneração, da expiação, e da graça.
O intuito aqui de tratar de uso e
costumes da igreja não significa que desejo assumir uma postura eticamente
liberal ou antinomista, apenas reavivar a Teologia da Graça.
No Brasil devido ao largo preconceito
sobre o tema e por falta de literatura que discorra biblicamente sobre o uso e
costumes, alguns evangélicos continuam com sérias duvidas sobre seu
comportamento. É muito comum no meio evangélico os cristãos questionarem em como
distinguir a doutrina bíblica dos costumes provenientes das tradições humanas.
Inquietos querem saber se jogar futebol, assistir Televisão,usar jóias, usar
calções, ir a praia entre outras práticas, se é pecado e se entristece a Deus.
Os trechos bíblicos usados para combater “Usos e Costumes” na igreja, são
interpretados erroneamente. São tirados dos seus respectivos contexto e
adaptados para sustentar o orgulho doutrinário dos pastores e demais lideres,
não levando em conta o contexto histórico e cultural da época.
Veja algumas proibições e os versículos
usados:
Possuir TV ou assisti-la: (Salmos
25:15), (Salmos 101:3)
Ir à piscina ou a praia, ou ficar seminu.
(Salmos 1:1), (Romanos 6:12), (Apocalipse 3:18), (Apocalipse 16:15)
O que é Cultura?
Não é tão fácil definir, os
antropólogos já criaram mais de trezentas definições. Cultura tomada em seu
amplo sentido etnográfico, é todo complexo que inclui conhecimentos, crenças,
arte, moral, leis, costumes, ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos
pelo homem como membro de uma sociedade em que vive.
A região geográfica, o relevo, o clima,
a vegetação como matas e florestas influencia e determinam o uso e os costumes
do individuo. Por exemplo: O clima na maioria das vezes determina não apenas o
tipo de vestimentas, mas também as cores e até o material utilizado na
confecção dos mesmos. No deserto árido e seco obriga os árabes a usarem roupas
brancas de algodão, no clima úmido da Amazônia os índios andam nus, as mulheres
bolivianas vestem se com várias camadas de roupas para se defenderem-se do frio
andino.
Não se pode atrelar qualquer valor
moral a essas diferenças, por que as pessoas não optaram por se vestir assim e
sim uma forma de se adaptarem ao local em que vivem no seu habitat natural. A
topografia a vegetação e o clima influenciam diretamente nos costumes do
individuo.
O uso de vestes ou os costumes e
valores éticos, tem pouco haver com a moralidade de uma sociedade, o que afeta
a sociedade é a desobediência ás Leis que doutrinam o uso de determinadas
vestes que devem ou não ser usadas. Isso significa que a moralidade de um povo
não pode ser medida segundo as leis de nossa sociedade, mas sim pelas leis
particulares de cada sociedade em
si. Cada civilização, portanto tem suas próprias
características criam roupas e adornos específicos de acordo com sua cultura e
costumes.
A cultura é semelhantemente
responsável, em qualquer sociedade, pelos códigos comportamentais das pessoas.
Criam-se regras que valem apenas em um determinado circulo social.
Para sabermos se um homem está ou não
vestido de roupa de mulher, precisamos saber de como a cultura em que ele está
inserido determinou o que um homem ou uma mulher deve vestir. Ex: no ocidente
um homem trajar-se de vestidos pode significar que ele é um homossexual, na
palestina, contudo, será identificada apenas a sua tribo. Certa tribo indígena
no Brasil determina que as mulheres devam usar apenas um cordão em volta da
cintura e outro amarrado em direção oposta. E isso para os índios não é imoral.
Acontece que a nudez dos índios não advém do pecado mas sim da própria
elaboração cultural.
A bíblia esta repleta de exemplos de
evangelistas e missionários que chegando a um contexto cultural diferente do
seu, respeitaram a maneira de ser daquele povo e procuraram adaptar-se aos seus
ouvintes.
O apostolo Pedro, viu-se obrigado a
reconhecer que a cultura judaica não era melhor do que a dos gentios, foi
quando o mesmo estava hospedado em jope na casa de certo Simão, ele teve a
visão do lençol e dos répteis e quadrúpedes os quais ele chamou-os de imundos
(At 10). Através desta visão Pedro pode compreender que o evangelho não era
exclusivo dos Judeus e sim de todas as raças humanas sem qualquer distinção. O
sucesso do apostolo Paulo demonstra sua habilidade em reconhecer o contexto
cultural dos povos. (I Coríntios 9:22) - Fiz-me como fraco para os fracos, para
ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a
salvar alguns. Deus não quer que formemos guetos culturais mas sermos “o sal e
a luz do mundo”. A ética cristã tem a obrigação de discernir com precisão o que
é produto do pecado e o que é fruto da graça divina.
Na cultura judaica, a nudez
simplesmente representava pobreza, vergonha e fragilidade moral. (Jo 1:21) - E
disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o
SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. O mesmo sentido tem quando Adão
e Eva se esconderam de Deus. (Gênesis 3:7) - Então foram abertos os olhos de
ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram
para si aventais.
As roupas na bíblia tem valores tanto
espirituais como ornamentais, o uso metafórico, mostra de modo conclusivo uma
percepção clara de que as roupas e as indumentárias passavam uma mensagem tanto
cultural como espiritual. (Is 61.10), Isaías se alegra por Deus trajar o
seu povo com vestes de salvação, envolvendo-os com o manto da justiça (Pe 5.5).
Pedro roga aos crentes que “vistam de humildade”,(Ap 3.18) O Senhor exorta a
igreja de laodiceia a comprar vestes brancas para cobrir a vergonha de sua
nudez.
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